Golpe do Pix, como tem funcionado a responsabilidade dos Bancos em relação a essa fraude?
Recentemente temos nos deparados com diversos clientes passando por problemas em relação a golpes aplicados tanto por telefone, quanto aplicativos de mensagens e até mesmo invasão de aplicativos bancários.
Está sendo comum receber ligações solicitando a confirmação da conta bancária para desbloqueio, pedidos para acessar links enviados por mensagem e até mesmo recadastramentos de tokens do aplicativo.
Nessas situações, aconselhamos o cliente estar sempre atento aos atos praticados, pois, nem sempre a responsabilidade pelo ocorrido acaba sendo da instituição bancária. No momento, os bancos vem sendo condenados em Danos Morais em caso de negativa de bloqueio de transferência solicitada desconhecida ou por invasão comprovada no aplicativo.
Todavia, cada caso é um caso específico e esta condenação pode ser mais abrangente. Em razão disso, aconselhamos a procurar um advogado especializado se algo similar a essas ações ocorreu com você.
Dra. Jessica A. Dantas Donegá OAB/SP 343.001
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