É comum as pessoas que enfrentam certa dificuldade jurídica buscar, em razão da complicação da causa, os juizados especiais, tanto o federal, quanto o cível, desacompanhadas de profissional qualificado, mas, será que essa é realmente a melhor escolha?
Tanto no juizado federal quanto no cível existe a dispensa do advogado em primeira instância processual, porém, em muitos casos a falta de acompanhamento pode prejudicar e muito o êxito da demanda.
A falta de aconselhamento jurídico por um profissional da área ou ainda não apresentação de documentos essenciais e provas pode levar, consequentemente, a improcedência do pedido.
Ainda, todos os fatos ocorridos serão apresentados de maneira genérica, ou seja, sem fundamentação jurídica, de forma que você perderá a chance de provar ao Magistrado seu direito de maneira completa.
No mais, em toda demanda existe a possibilidade de realização de acordo e infelizmente, sem um profissional qualificado para instruí-lo, você poderá realizar um acordo inviável e prejudicial a sua causa.
Importante mencionar que, a possibilidade de discussão dos fatos ocorridos é possível apenas uma vez, ou seja, sendo a ação julgada improcedente e encerrado o processo, não existirão chances de novas ações, portanto, é imprescindível o acompanhamento do advogado para melhor possibilidade de êxito da demanda.
Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar!
Dra. Jéssica A. Dantas OAB/SP 343.001
Deixe um comentário